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O que posso fazer para fidelizar meus clientes?

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 O que posso fazer para fidelizar meus clientes? 

 

Muito se fala a respeito de marketing como ferramenta essencial para a manutenção e crescimento dos negócios: "a propaganda é a alma do negócio". Nesta era digital em que nos encontramos, profissionais e empresas têm usado e abusado das propagandas, levando aos consumidores um grande arsenal de possibilidades e criando uma verdadeira guerra de preços, condições e qualidade.

Se por um lado isto é bom para o consumidor, que passa a ter maiores opções, para os vendedores e prestadores de serviço trata-se de um inferno astral: clientes se acostumaram a fazer negócios de ocasião, comparando preços, condições e produtos e contratando pelo menor preço. Fidelizar o cliente passa a ser uma tarefa árdua, difícil e para a qual pouquíssimos recursos como tempo e dinheiro têm sido destinados. Ironicamente, é na fidelização dos clientes que reside a estabilidade e a manutenção do negócio e a promoção dos profissionais de vendas, dos executivos, dos gestores e dos prestadores de serviço.

Para fidelizar clientes, internos ou externos, é preciso compreendê-los, ter verdadeira sintonia com eles. Há cem anos, Dale Carnegie, um dos maiores mestres do marketing de relacionamento, já havia percebido como alguns princípios são fundamentais para entender seus clientes e projetar ações voltadas aos mesmos, buscando sempre que estes tornem-se fiéis, utilizando seus produtos e serviços e recomendando-os. Por meio da utilização destes princípios, milhares de profissionais e empresas têm aumentado o valor percebido por seus clientes a respeito de seus produtos e serviços, alcançando não só a estabilidade de seus negócios, mas um aumento significativo de demanda do mercado.

Relacionar-se é parte fundamental de qualquer negócio e é durante este relacionamento que um profissional ou uma empresa precisa conhecer os hábitos e costumes, desejos e necessidades de cada cliente, interno ou externo e transformar este conhecimento em ações que resultem em clientes mais do que satisfeitos, clientes maravilhados e fiéis!

Compreender as verdadeiras necessidades, oferecer soluções únicas de forma convincente e conduzir a formalização de compromisso com o cliente são passos para uma venda mais rápida e eficiente. Entender o cliente é o maior pré requisito para a manutenção e crescimento do negócio. As competências necessárias a este relacionamento adequado podem ser desenvolvidas através do treinamento "Alta Performance em Vendas" da Dale Carnegie Training.

 

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