Melhoria de Processos

Desafios com mudanças organizacionais

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Setembro 25, 2017
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Há desafios em uma organização toda vez que algo significativo se modifica. Alguns dos desafios são pessoais, uns evoluem entre equipes de trabalho, e alguns outros emergem através toda a organização. Para se comprometer efetivamente com as mudanças organizacionais, você precisa estar ciente dos desafios e estar preparado para lidar com eles de forma profissional e confidencial.

1. Diminuir a resistência

A mudança normalmente gera pelo menos alguma resistência. Pessoas geralmente sentem que estão perdendo poder, autonomia ou recursos devido a um ambiente de trabalho em mudança. Como resultado, eles se apegam ao status quo. Como membro da equipe que está comprometido com a mudança, o seu papel é desafiar-se, persuadir os outros a diminuir sua resistência e se concentrar nos resultados positivos.

2. Ganhando apoio

Um dos maiores desafios do comprometimento às mudanças é simplesmente fazer com que as pessoas levem a sério as mudanças. Durante esses períodos de mudança, os colaboradores muitas vezes assumem uma atitude de "pagar para ver", nem tanto abraçando quanto resistindo à mudança. O desafio é inspirar os outros a receber a mudança de braços abertos, fazer com que todos apoiem até tornarem-se adeptos à ela.

3. Minimizar a ansiedade

A mudança geralmente gera ansiedade. As pessoas são mais propensas a aceitar mudanças e as equipes trabalham com mais eficácia, quando a ansiedade é baixa. O desafio para minimizar a ansiedade é entender o plano de mudança, expressar o seu nível de compromisso e reconhecer que o plano de mudaça e o seu papelem relação à ele evoluirão durante o processo todo.

4. Ganhar Cooperação

A mudança organizacional pode comprometer a cooperação. Durante a mudança, as organizações geralmente observam o "efeito de silo" entre departamentos, funções e equipes de trabalho quando os grupos começam a atuar independentemente de departamentos ou equipes, cujas responsabilidades se sobrepõem. A cooperação e a comunicação durante esse período são mínimas. Como participantes na mudança organizacional, o desafio é eliminar obstáculos e construir pontes de cooperação entre as funções organizacionais.

5. Estabelecimento de prioridades corretas

Quando o ambiente de trabalho está passando por um processo de mudança, geralmente há confusão em relação às prioridades. Se você está recebendo um novo gerente, por exemplo, você pode se perguntar o que ele ou ela pensa que é a prioridade mais importante, ou até mesmo sobre em quê você deve se concentrar para percorrer a mudança com sucesso. A melhor maneira de enfrentar o desafio da mudança organizacional é planejar com cuidado.

 

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