Melhoria de Processos, Apresentações Eficazes

Os 4 P's da Eficácia da Aprensentação

Por

Maio 26, 2014
0
Comentários

Os 4 P's da Eficácia da Aprensentação

Tanto faz se tiver persuadindo colegas, vendendo a um cliente, ou energizando a equipe, a força da sua apresentação faz a diferença entre o sucesso e o fracasso. Estas técnicas são úteis para gerentes, executivos, vendedores, e qualquer um que pode encontrar integrantes da mídia. Qualquer um que é parte de uma empresa encontrará oportunidade de utilizar estas técnicas quer eles estejam apresentando para colegas, clientes, ou investidores em potencial.
 
Há quatro estágios para aperfeiçoar a sua apresentação:
 
Planeje - Determine como o seu tema se relaciona com o público. Defina o propósito da sua fala e como se relaciona com o resultado que procura. Planeje o conteúdo da apresentação em torno do propósito, do interesse do público, e do nível de entendimento do público sobre o tema. Use palavras e frases comuns para o público, e foque no seu propósito.
 
Prepare - Estabeleça uma atitude positiva valorizando a sua mensagem e preparando a estrutura e tempo da apresentação. A estrutura consiste em três partes:
  • Abertura para obter atenção - Use uma pergunta, faça uma afirmação surpreendente, ou relate um incidente relevante para extrair o interesse do público. A abertura é responsável por 5 a 10 por cento da apresentação.
  • As ideias chave – Sua apresentação deve conter 4 a 6 pontos diferentes que você deve apoiar com evidências como estatísticas, testemunhos, demonstrações e analogias. Certifique-se que todas as ideias chave suportem uma mensagem coerente. A discussão desses pontos deve ser responsável por 80 a 85 por cento da apresentação.
  • Fechamento memorável – Você pode fechar resumindo, reafirmando a mensagem ou lançando um desafio para o público. Um fechamento que se relacione com a abertura pode também ser eficaz. Qualquer que você escolha para o fechamento, certifique-se que dirá ao público qual a ação que quer que eles desempenhem. O fechamento deve ser responsável por 5 a10 por cento da apresentação.

Pratique – Revise o conteúdo, ensaie, e peça feedback sobre a apresentação, e construa entusiasmo e confiança para apresentar. Ensaie o tempo da apresentação para ter certeza que caberá nos limites de tempo. Certifique-se que terá tempo para perguntas, se apropriado. Considere gravar você mesmo ensaiando, e depois revise a gravação para dispersar os maneirismos e outros sinais de nervosismo. Lembre-se que a melhor cura para nervosismo é confiança e que confiança vem com a prática.
 
Apresente – Faça uma primeira impressão positiva. Se possível, estabeleça contato de olho com seu público. Seja você mesmo e relaxe. Tome posse do assunto e construa sintonia com o público para prender a atenção deles e projetar o valor da mensagem. Quando falar, seja natural. Fale em um tom conversacional intensificado. Vá devagar e enfatize os pontos importantes, pausando antes e depois dos pontos chave para separá-los.
 
 
 

Rua Alvarenga Peixoto, 1408, sala 901 - Sto Agostinho
Belo Horizonte, MG - 30180-121
P. + 55 31 2510-9099
 

Siga-nos online
 

 
© 2018 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com